10 Grandes obras de literatura fantástica que foram adaptadas para games

A contribuição para o Listas Literárias neste domingo vem do escritor, professor e grande amigo aqui do blog, Christopher Kastensmidt, autor do projeto A Bandeira da Arara e do Elefante. Confira a lista bacana que o Christopher compartilhou conosco:

***

É fácil citar livros que são adaptados primeiro para filmes ou TV e depois para os games. Podemos citar exemplos como The Walking Dead, Harry Potter, Scott Pilgrim, Starship Troopers...a lista é gigantesca.

Bem mais difícil é de encontrar adaptações diretamente da fonte, sem qualquer outro produto audiovisual aparecer no meio. A indústria de games considera arriscado este tipo de adaptação, porque o game não pode aproveitar à onda do marketing de obras anteriores. Felizmente, podemos citar algumas empresas corajosas que arriscaram produzir adaptações de grandes obras da literatura fantástica antes da obra chegar aos telões e as telinhas do mundo audiovisual.

1 - The Death Gate Cycle, de Margaret Weis e Tracy Hickman: Este grupo de sete romances foi publicado entre 1990 e 1994, e em 1994 ganhou uma adaptação para MS-DOS da Legend Entertainment chamada Death Gate.

2 - The Blackstone Chronicles, de John Saul:  John Saul publicou estes seis livros de terror entre 1996 e 1998, e ganhou uma adaptação para game pela mesma Legend Entertainment em 1998.

3 - Deathtrap Dungeon (Masmorra da Morte), de Ian Livingstone: Este livro-jogo, publicado originalmente em 1984, virou o game Deathtrap Dungeon, publicado pela Eidos em 1998 para PlayStation e Windows.

4 - Riverworld, de Philip José Farmer Riverworld: ganhou uma adaptação para game chamada Riverworld (Cryo Interactive, 1998, para PC) bem antes do filme produzido pelo canal Syfy em 2010.

5 - Dragonriders of Pern (O planeta dos dragões), de Anne McCaffrey: Fãs desta série têm sofrido com vários fracassos para levar esta obra aos telões. Porém, eles podem se consolar com as duas adaptações para games: Dragonriders of Pern (Epix, 1983, para Atari 800 e Commodore 64) e Dragon Riders: Chronicles of Pern (Ubisoft, 2001, para PC e Dreamcast).

6) Xanth, de Piers Anthony: Apesar de ter 39 livros (e crescendo) publicados nesta série, ela nunca chegou a receber muito interesse para um filme. Não obstante, a Legend Entertainment produziu o game Companions of Xanth em 1993 para MS-DOS.

7 - The Wheel of Time (A Roda do Tempo), de Robert Jordan: Após várias tentativas fracassadas a produzir séries ou filmes desta mega-obra de fantasia, um piloto apareceu este ano. Porém, a Legend Entertainment, grandes campões de adaptações literárias, precedeu este piloto por dezesseis anos com seu lançamento de The Wheel of Time em 1999 para Windows.

8 - Rendezvous with Rama (Encontro com Rama), de Arthur C. Clarke: Este clássico de ficção científica ainda não apareceu nos telões, mas já ganhou duas adaptações para games: Rendevous with Rama (Trillium, 1984 para Apple II e Commodore 64) e Rama (Sierra Entertainment, 1996, para Windows and PlayStation).

9 - The Witcher (Saga do Bruzo Geralt de Rívia), de Andrzej Sapkowski: Quem apostaria que uma saga que começou como uma série de contos na revista polonesa Fantastyka um dia viraria uma das séries mais populares de RPG para computadores? Os primeiros dois games desta franquia (2007 e 2011) já ultrapassaram 8 milhões de exemplares vendidos. Tecnicamente, este game não deveria entrar nesta lista por ter duas adaptações audiovisuais anteriores, um filme de 2001 e seriado de 2002, mas já que os dois projetos não saíram da Polônia, vamos abrir uma exceção.

10 - "I Have no Mouth, and I Must Scream", de Harlan Ellison:  Uma das adaptações mais surpreendentes de todos os tempos é a adaptação deste conto de terror de 1967. Cyberdreams publicou um game do mesmo nome em 1995, com a voz do próprio Harlan Ellison no papel do supercomputador sádico “AM”. É um jogo sinistro, em todos os sentidos da palavra.

3 Comentários

  1. Interessante!1 Estava precisando de um livro que se encaixasse no tema. Contudo, esses livros não possuem edições nacionais não é?

    ResponderExcluir
  2. Encontro com Rama e A Roda do Tempo você encontra com facilidade!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem