10 Grandes Advogados da literatura

Eles podem estar a favor da lei, ou simplesmente tentando dobrá-las a suas teses jurídicas. Uma profissão em que a cada dia se é possível conhecer casos diferentes e inéditos certamente renderia bons personagens e tramas agitadas. Os advogados estão presentes na literatura, e nesta lista selecionamos 10 destaques:

1 - Mitch McDeere: Seduzido pela possibilidade de conseguir mais dinheiro, o advogado acaba indo trabalhar em uma empresa o que quase lhe custa a vida, mas que acaba fazendo que com acabe surpreendendo até mesmo seus empregadores. O advogado estreou em A Firma, de John Grisham, colaborando para o sucesso do autor, e o colocando entre os principais bestsellers do mundo. O personagem foi parar no cinema, interpretado por Tom Cruise.

2 - Tom Hagen: Esse é o advogado certo para quem possui problemas não exatamente... legais. O problema é que ele já têm serviço demais por causa da demanda de O Poderoso Chefão.

3 - Mandrake: O advogado criminalista criado por Rubem Fonseca é um dos personagens brasileiros que merece destaque com seu tipão desencantado e duro.

4 - Dr. Gonzo: Eis um advogado nada convencional, o qual certamente você agradaria pagando seus honorários com litros de tequila, mescalina, cocaína, ou qualquer outra substância proibida. Esse é o parceiro de viagem de Raoul Duke em sua viagem de Medo e Delírio em Las Vegas.

5 - Mickey Haller: O curioso Advogado de Porta de Cadeia, criado por Michael Connelly está presente em 04 de seus livros, tendo como seu escritório o banco traseiro de um sedã Lincoln. O advogado ganhou vida nos cinemas sendo interpretado por Matthew McConaughey.

6 - Herr Huld: Advogado em O Julgamento, de Franz Kafka, é visto por Joseph K. como pomposo, e verboso. E também inútil.

7 -Sandy Stern: Mesmo em O Inocente, de Scott Turow, Rusty Sabich ser o protagonista, é o advogado que deixa claro ser o seu ideal defensor caso tenha feito algo de errado, roubando a cena no romance.

8 - Arthur Kipps: O jovem advogado é chamado para acompanhar um funeral, e acaba parando numa remota região da Inglaterra onde tem de lidar com misteriosos segredos, e A Mulher de Preto.O advogado foi vivenciado nos cinemas por Daniel Radcliff.

9 - Sydney Carton: Um brilhante, mas porém sem sorte, advogado em Um Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens.

10 - Atticus Finch: Um dos melhores advogados para ter ao seu lado. Está presente nas principais listas de melhores personagens da ficção, e no cinema, vivido por Gregory Peck, rendeu um Oscar ao ator. 

8 Comentários

  1. Está certo que são apenas 10, mas Kevin Lomax, de "The Devil's Advocate" merecia estar aí.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do Sandy Stern, e também da Hester Crimstein, que não está nessa lista.

    ResponderExcluir
  3. Adoooro John Grisham e mt legal citar o Poderoso Chefão (:

    ResponderExcluir
  4. o 5º é uma historia real, que bando de burro, pqp!

    ResponderExcluir
  5. Faltou Perry Mason, que estrelou mais de 80 livros.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem