10 Considerações sobre A Tormenta de Espadas, de George R. R. Martin, ou você não sabe nada, Jon Snow

Atenção: Esta resenha pode conter spoilers, principalmente dos livros anteriores, e caso você não tenha lido, continue por sua conta e risco.

1 - O terceiro volume de As Crônicas do Gelo e do Fogo é até agora o mais sangrento dos livros, com a morte espreitando cada capítulo, e geralmente de uma forma bastante brutal e violenta, o que sem dúvida é um dos grandes motivos para agradar os fãs de Martin.

2 - Me chama a atenção de como Martin consegue fazer fixar no leitor bordões ao longo da série, como este "você não sabe nada, Jon Snow". De certa forma é como se o autor também se referisse ao próprio leitor, que não consegue saber de forma alguma para qual caminho seguem seus personagens, tamanha facilidade de nos depararmos com surpresas em A Tormenta de Espadas.

3 - Como já disse nas resenhas anterior, o alerta deve ser reforçado neste livro para o leitor não se apegar a nenhum personagem - nenhum mesmo - pois eles poderão morrer a qualquer momento, e assim como na vida real, em Westeros não existe "protagonista", pois o herói de ontem poderá ser o defunto de amanhã.

4 - A Tormenta de Espadas é um engenhoso enlace político onde líderes são defrontados com situações que exijam rápidas ações, e em mais um paralelo com o mundo real, cada ação tomada por seus personagens acabam cobrando seus preços posteriormente.

5 - Um livro com mais de 800 páginas poderia ser de assustar os leitores, o problema é que ao submergirmos na leitura, as páginas agarram-nos como se tivessem mãos, e fica difícil largar a leitura, principalmente pela ansiedade de querer saber o desenlace dos acontecimentos.

7 - Arya e Jon Snow são enfim o grande destaque do livro, personagens que a cada passagem crescem e evoluem com seus acertos e erros, é é quase impossível não torcemos para ambos, mesmo sabendo que Martin é louco o suficiente para poder tentar matá-los.

8 - Por outro lado, com a guerra e suas perdas, com a políticas imperando em Westeros, e a crueldade disseminada, é como se o clima tenso contagiasse Tyrion Lannister, tornando um pouco mais sombrio, do que seu humor ácido e requintado.

9 - É possível dizer que em A Tormenta de Espadas a fantasia chega de vez ás Crônicas do Gelo e do Fogo, com seus dragões, seus wargs, gigantes, e também seus zumbis, que a tornam sim uma das melhores séries da literatura com zumbis, já que eles estão bem presentes no livro.

10 - Enfim, só posso dizer que não perca tempo, a série faz juz ao seu sucesso, e se há um único porém em A Tormenta de Espadas são as cãibras que dá em nossos braços por causa do peso do livro.




7 Comentários

  1. Na minha humilde opinião, o melhor livro da série até agora.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Esse é o melhor livro da série, sem sombra de dúvidas! Vale cada página lida.

    ResponderExcluir
  3. Eu prometo que vou vencer meu medo de ler um livro com mais de 1000 páginas e vou cair dentro dessas crônicas do George RR Martin.

    Estou mto curioso, não é possível que todo mundo que lê livros dessa coleção fale tão bem. Tem que ser mto bom pra prender a minha atenção por 1000 páginas.

    Mas, vamos que vamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li e não me arrependi! Pelo contrário, viciei!!!
      Leia, Tiago. Aposto que vc vai adorar!!

      Excluir
  4. O melhor serie q já li, e olha q já li mts, caraaaaaaaaaaa gosto de livros q ñ seja previsível e esses te deixa com raiva de tanto q ele te surpreende. Aprendi mt no livro 3 né, como por ex: ñ se apague a ninguém , pq sim ele pode morrer. Como o Martin consegue matar 4 personagens direto da historia em um único livro ? e ainda assim deixar o livro fantástico? 4 ou 5 né, pq teve um q ficou incerto.

    ResponderExcluir
  5. Essa série de livros é uma das melhores da história, sem dúvida. Vale muito a leitura. Bem legal você ter ressaltado a questão dos bordões. kkk E não é só o "Você não sabe Jon Snow". Tem o "É sabido", o "Dracarys", "Winter is Coming"....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem