7 Sentimentos que um leitor tem ao entrar em uma livraria

O Listas Literárias havia sugerido ao seus leitores nos enviar sugestões de listas, as quais seriam premiadas com 01 livro. Dentre os que participaram, a Ana Paula Ramos, nos enviou essa bela lista com os sentimentos de um leitor ao entrar numa livraria. confiram:

1- Emoção: Quem consegue se conter ao encontrar tantos livros juntos? Adoro já na entrada ver aquela “cascata” de livros nas vitrines e estandes, vários autores e capas lindas enfeitando e nos dando boas vindas ao fantástico mundo da leitura.

2- Curiosidade: Quais são os lançamentos desse mês? Essa capa tem auto relevo? Essa capa brilha? Posso ler só um capitulo? Quando vai ser lançado aquela continuação que estou esperando a meses?? Qual é o titulo do livro que aquela pessoa está foleando? Quero saber de tudo.

3- Ganância: Querer aquela coleção MARAVILHOSA e super luxuosa de Edição para Colecionador, mesmo que você já tenha todos os mesmos livros com capas “normais”, sabendo que isto vai te custar parcelas infinitas no cartão de credito.

4- Felicidade: Quando vê alguém com aquele livro que você acabou de ler e amou indo para o caixa. Dá uma vontade de parar essa pessoa, abraçar e dizer como você gostou do livro, como os personagens fazem parte da sua vida e que com certeza ela vai gostar muito mesmo do livro.

5- Motivação: Ver muitas pessoas comprando livros estrangeiros e pensar como eu gostaria de ler em outras línguas também. Lançamentos ou autores que todo mundo adora, mas que não tem livros lançados no Brasil me motivam a estudar até chegar a este nível de ler livros inteiros em inglês.

6- Nostalgia: Passar por um corredor e ir numerando: “este já li”, “este já li também”, “este adorei” .... e mesmo já tento lido e ter em casa, dar uma folheadinha rápida, ler a contra capa, um quote preferido, um capítulo... ver o livro preferido e não pegar na mão é impossível!

7- Frustração: Sair da livraria com um livro, deixando vários outros para trás, com aquele sentimento de culpa e frustração no peito, porque na verdade você gostaria de sair com várias sacolas cheias e fazer da sua casa uma livraria particular.


3 Comentários

  1. Verdades sobre os leitores! Amei.

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O sentimento mais forte que eu tenho quando entro numa livraria é raiva ...Raiva de ser brasileiro e morar numa merda de país onde livro tem altas taxas de impostos enquanto tijolos benzidos são vendidos pelo preço de uma enciclopédia sem imposto algum ...

    ResponderExcluir
  3. Meu primeiro sentimento é de encantamento. Fico igual criança em loja de brinquedo. Depois Medo. Medo de não resistir, comprar bem muitão e ficar sem dinheiro.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem