10 Grandes fantasmas da literatura

Não importa o quão valente sejamos, fantasmas sempre nos assustam, seja num rua escura à noite, ou então nas páginas dos livros. Mas da mesma forma que estas criaturas sobrenaturais nos causam arrepios, seus mistérios nos envolvem, e é isso que torna os fantasmas, personagens tão estimados no mundo dos livros. Nesta lista, uma seleção com 10 Grande fantasmas da literatura:

1 - Erik, o Fantasma da Ópera: É muito provavelmente um dos mais conhecidos "fantasmas" da literatura, mesmo tecnicamente não ser um. Criado em 1910 no romance de Gaston Leroux, o personagem ganhou inúmeras adaptações no cinema e no teatro.

2 - Brás Cubas: Haverá aqui muitos a me contestar tal afirmação, mas se é o próprio que se diz um defunto autor, vejo aqui com clareza que temos um fantasma, além de protagonista, um narrador sarcástico e sagaz ao contar a próprias história. 

3 - Fantasma do Natal: Na verdade são três famosos fantasmas, o do Natal Passado, o do Natal Presente, e o do Natal Futuro, que estão presentes na obra clássica de Charles Dickens Um Conto de Natal, que também já foi adaptada para diferentes plataformas. 

4 - Murta que Geme: A fantasma choramingona vive no banheiro feminino do segundo andar da Escola da Magia e Bruxaria de Hogwarts. Tem papel mais importante em Harry Potter e a Câmara Secreta.

5 - O Cavaleiro Sem Cabeça: O clássico e lendário personagem da literatura americana que perdeu sua cabeça e a quer de volta nasceu com o conto "The Legend of Sleepy Hollow" de Washington Irving, mas desde então ganhou novas versões, e adaptações. 

6 - Excomungado Lodo: O fantasma dá uma grande trabalho a Valquíria Caos e Ardiloso Cortês em sua casa fantasma nas cavernas em Os Sem-Rosto. É um fantasma que você certamente não gostaria de topar em uma sexta-feira 13. 

7 - Mãe Dina: No conto "Praga" dentro de Sertão, de Coelho Neto, o encontro do filho assassino da própria mãe com o fantasma da mesma é uma cena impactante e bem assustadora. 

8 - Sir Simon: O famoso e imortal fantasma de Canterville de Oscar Wilde, é um dos personagens mais conhecidos da literatura em sua luta para amedrontar e aterrorizar a família do Sr. Otis na assombrada Canterville Chase.

9 - Hamlet, o Fantasma: Na obra de Shakespeare Rei Hamlet, o pai, é um dos personagens mais marcantes do autor, na tragédia do príncipe da Dinamarca com sua cruel e mordaz dúvida, "Ser, ou não ser..."

10 - Vadinho: O fantasma mais tarado da literatura é um dos memoráveis personagens de Jorge Amado, e nem mesmo depois de sua morta, o filho de Exu deixou de atormentar e satisfazer a apaixonada Dona Flor

3 Comentários

  1. Nossa, desses dez eu só li Brás Cubas, Hamlet e O cavaleiro sem cabeça. Os demais eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  2. Conhecia O Fantasma da Opera, Vadinho, Bras Cubas e o Cavaleiro sem cabeça, apesar de esse último, nunca ter lido o livro! Me deu vontade, rsrsrsr

    http://cafe-elivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Brás Cubas...
    Um personagem sobrenatural épico e muito original.
    Cavaleiro Sem Cabeça estaria no meu top 3 entre os fantasmas.
    a Murta é um exemplo de personagem bem aproveitado fazendo com que mesmo não aparecendo muito na obra, pode ter tamanha importância.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem