10 Célebres professores na literatura

Dia 15 de outubro é o Dia do Professor, e para aproveitar a ocasião resolvi elaborar esta lista com 10 professores que foram imortalizados como grandes personagens da literatura:

1 - Humbert Humbert: Tudo bem que talvez muitos professores possam não gostar de sua inclusão na lista, mas o fato é que o professor de poesia francesa no romance Lolita é um dos personagens mais polêmicos da literatura, e certamente um dos professores mais lembrados no mundo dos livros, que não teria como deixá-lo de fora desta seleção. Além disso a formação psicológica do personagem é útil para abordarmos situações delicadas mas ainda contemporâneas como a sexualidade.

2 - Alvo Dumbledore: Eis aí muito provavelmente o professor e diretor de escola que toda a geração de fãs de Harry Potter gostaria de ter. Foi professor de Transfiguração e mais tarde Diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, alias, o melhor diretor que ela já teve. (ah, e aqui Dumbledore representa os demais professores da série!)

3 - Sabino Von Fígaro: Na série fantasia de Dragões de Éter é professor de História Real do Saber, além de ser metido a detetive.

4 - Otto Lidenbrock: Professor de mineralogia possui vasto conhecimento, o suficiente para jogá-lo numa viagem fantástica ao centro da terra. Rigoroso e dedicado, é um dos grandes personagens que encarnam o papel do professor durão, mas que tem muito a ensinar aos seus pupilos.

5 - Robert Langdon: Professor de iconografia religiosa e simbologia da Universidade de Harvard adora meter o bedelho em tramas e conspirações para lá de perigosas, mexendo com sociedades secretas, e até mesmo o poderoso vaticano. 

6 - Professor Moriarty: Um dos mais misteriosos personagens da literatura, muita pouca coisa sabe-se sobre ele além de ser um gênio do crime e o maior criminoso de toda a Europa, e maior inimigo de Sherlock Holmes. 

7 - Professor Josué: Poeta, e sem grandes recursos, o professor no romance Gabriela Cravo e Canela de certa forma representou a dificuldade da educação àquela época. 

8 - Srta. Honey: Uma professora simpática e engajada capaz de reconhecer os talentos de seus alunos, como no caso de Matilda, uma criança certamente diferente das outras. 

9 - Quíron: Professor de mitologia, que mais tarde revela-se como o mentor de Percy Jackson no acampamento meio-sangue. 

10 - Lucy Snowe: Professora criada por Charlotte Brontë dá aulas numa escola privada para meninas, onde conhece e se apaixona por um médico. 

4 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem