10 Homens atormentados da literatura

O escritor Tony Parsons elaborou essa interessante lista pra o The Guardian

1. Peter Pan, em Peter Pan e Wendy de JM Barrie : Selvagem, mal-amado e amaldiçoado com a eterna juventude, o garoto que nunca pode crescer..

2. Magwitch, em Grandes Esperanças de Charles Dickens : É uma das grandes almas atormentadas na literatura. Violento, desajeitado, sem instrução, mas cheio de amor e desesperado para fazer uma coisa boa em sua vida.

3. Holden Caulfield, em O Apanhador no Campo de Centeio por JD Salinger : Holden é o original garoto louco, confuso e qualquer um que pode recordar as agonias e êxtases e saudade sem fim da adolescência vai ver-se nele. 

4. Dean Moriarty, de On The Road de Jack Kerouac : Dean - alter ego ficcional Neal Cassady - é o amigo que todos nós queremos, o grande facilitador de aventuras, deixando para trás o amor e casa para atender a chamada do selvagem. Nós amamos este rapaz, inquieto imprudente ainda mais quando vemos todos os desamparados com os bolsos vazios no fim do arco-íris. Sua queda de alguma forma nos dá permissão para ir em casa a tempo para o nosso chá.

5. Jake, em The Sun Also Rises por Ernest Hemingway : O herói de Hemingway com o Hemingway mais diluído nele. Nunca oscila de seu credo de machismo dois punhos e profundos sentimentos de inadequação sexual. Seu amor platônico por Lady Brett Ashley e sua total falta de auto-piedade torná-o mais simpático herói de Hemingway.

6. James Bond, de Ian Fleming : 007 em sua maioria das vezes é suicida. Em sua missão no Japão, quando Bond está se recuperando da morte de sua esposa ele é quebrado fisicamente, espiritualmente e emocionalmente. 

7. Jim, no Império do Sol por JG Ballard :  Ao contrário da vida real Ballard, Jim tem de atravessar a segunda guerra mundial, sem seus pais. De alguma forma, este curso da escova ficcional faz uma história já incrível ainda mais atraente. Jim é um garoto típico Inglês que acorda um dia e descobre que ele está no inferno, e totalmente sozinho.

8. O Homem na estrada, por Cormac McCarthy : McCarthy derrama todo o medo e ansiedade do pai para o homem moderno, que deve fazer o seu caminho através de um mundo destruído com seu filho. Ele é a medida da nossa incapacidade de proteger nossos filhos de tudo o que está podre no mundo, e você pode ouvir sua alma chora.

9. "Você", em luzes brilhantes da cidade, Big Jay McInerney por McInerney :  A obra é da segunda pessoa, e segue o macho moderno do hedonismo, drogados, e sua mãe no leito de morte. Um palhaço viciado em uma jornada para o final da noite, e os subúrbios de sua juventude. [Sabem quando transcrevia este texto a primeira porcaria que me veio a cabeça, literalmente?........ Você, Você, Você....]

10. Frank Delsa, no Mr. Paradise de Elmore Leonard:  O detetive Delsa tem uma mulher morta e tesão por uma menina de bom-tempo que podem eventualmente estar envolvidos em um assassinato. Ele sabe que não é o movimento certo, mas ele simplesmente não consegue parar de querer passar o resto de sua vida com ela. Mesmo quando ela diz que vai sair em uma data. Como um monte de homens problemáticos, bem no centro do mundo de Frank Delsa é um buraco em forma de uma mulher.

2 Comentários

  1. Túrin foi amaldiçoado por Morgoth. Acho que não pode haver tormento maior :P

    ResponderExcluir
  2. Túrin foi o que me veio à cabeça, também. Sem dúvidas ele teve diversos tormentos.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem