Os 10 melhores livros da literatura infanto - juvenil de todos os tempos

1 - O hobbit, de J. R. R. Tolkien:
Bem, há uma grande discussão se a obra de Tolkien possa ser considerada juvenil, mas vamos tratar pelo princípio que sim. E aí, é difícil superar o mundo imaginário construído por Tolkien, que abriu as portas para a trilogia O senhor dos Anéis.


2 - Harry Potter [A série], de J. K. Rowling
Uma desempregada, mal financeiramente, de repente cria a história de um menino bruxo, um mundo mítico recheado de criaturas, algumas carismáticas, outras não, vende quase 500 milhões de exemplares. É certo que deve haver neles grandes qualidades.

3 - Alice no país da maravilhas, de Lewis Carrol:
A menina segue um coelho por uma toca, vai parar num mundo mágico, com criaturas estranhas e bem peculiares, e apresenta alguns enigmas, que auxiliam a condução da leitura, e a tornam mais atrativa.

4 - O pequeno príncipe, de  Antoine de Saint - Exupéry:
A obra é dirigida para as crianças, mas seu conteúdo poético e filósófico o tornou um grande clássico da literatura mundial.

5 - O sítio do Pica-pau amarelo, de Monteiro Lobato:
A grande obra de literatura infanto-juvenil brasileira. A criação de Monteiro Lobato nos apresenta a personagens fantásticos como a Cuca, Narizinho e Visconde Sabugosa. literatura de primeiro mundo.

6 - As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain:
Muito mais que uma simples aventura, o romance mostra a difícil transição da infância pra fase adulta, e o autor ainda aproveita situações para exprimir seu lado crítico.

7 - O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett:
 O livro possui uma história cativante, e além disso, foi o primeiro livro a ter um garoto e uma garota como personagens principais.

8 - As crônicas de Nárnia - Série, de C. S Lewis:
Nárnia é um mundo envolvente e cheio de magia, e as histórias são vivenciadas sempre por adolescentes e crianças, tornando o ritmo leve, enquanto Lewis nos leva a conhecer personagens recheados de magia, que habitam Nárnia. Outro ponto forte é o clima de aventura desenvolvido na trama.

9 - O apanhador no campo de centeio, de J. D. Salinger:
Um dos romances mais lidos de todo o mundo, e isto por uma grande razão:este livro foi também um dos responsáveis por criar a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a Infância e a fase adulta, que não tinha importância. Esse livro mostrou a importância da adolescência, e como os adolescentes pensam.

10 - Deltora Quest, de Emily Rodda:
Um reino mágico em idade medieva, é sempre um atrativo para leituras.




78 Comentários

  1. fazer lista é sempre controverso, cada tem um gosto,c mas se eu puder dar um pitaco, eu incluiria nessa lista 'CRONICAS DO MUNDO EMERSO' muito bom e melhor que as crônicas de nárnia ou eragon

    ResponderExcluir
  2. com certeza!!!
    CRONICAS DO MUNDO EMERSO é maravilhoso! Sem cliches! Totalmente envolvente. (Nossa, olha o eco ai, mas enfim...) Sem dúvida deveria ser acrescentado na lista.
    ps> adorei o blog!
    pss> Estou te seguindo, tah?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM CERTEZA!!!!! Eu colocaria LENDAS DO MUNDO EMERSO E PERCY JACKSON!!!!

      Excluir
    2. COM CERTEZA!!!!! Eu colocaria LENDAS DO MUNDO EMERSO E PERCY JACKSON!!!!

      Excluir
    3. COM CERTEZA!!!!! Eu colocaria LENDAS DO MUNDO EMERSO E PERCY JACKSON!!!!

      Excluir
    4. COM CERTEZA!!!!! Eu colocaria LENDAS DO MUNDO EMERSO E PERCY JACKSON!!!!

      Excluir
  3. Olha, com certeza fazer uma lista é meio ruim pq cada acha uma coisa, mas eu incluiria a série Percy Jackson! É a minha preferia e simplismente D+!
    I LOVE PERCY JACKSON!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que não removeria siquer um item dessa lista. Perfeita!

    ResponderExcluir
  5. EU ONDE VCS ESTÃO COM A CABEÇA DE DEIXAR PERCY JACKSON DE FORA? HUMILHA HARRY POTER E QUALQUER UM Q ESTEJA AÍ! PERCY JACKSON!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li os dos, Percy Jackson e Harry Potter, bom, acho que não humiilha não. Mas Percy Jackson é muito bom...

      Excluir
  6. Tu e burro percy jackson e demais

    ResponderExcluir
  7. e percy jackson eos olimpianos pelo menos em 5 lugar ne

    ResponderExcluir
  8. eu amo percy jackson ele e demais eu gosto muito dos livros de rick riordan ele e o cara eu sou o cara que postou o outro comentario percy merece o 1lugar entre os melhores livros do mundo.

    ResponderExcluir
  9. esse site tem gue ter percy eu sou o cara que postou os ultimos dois comentarios.

    ResponderExcluir
  10. voces sabiam gue a continuacao do heroi perdido de rick riordan percy vai tar como filho de netuno e como se chama poseidon em romano ele nao vai si lembrar de nimguem ele esta muito mais forte epoderoso so gue nao sabe e e filho de poseidon mais logo ele vai descobrir pessoal eu sou o cara que postou os ultimos comentarios nesse site e gue guiser saber mais sobre percy e so ir para esse site aqui percy jackson brasil tem todo la pessoal.

    ResponderExcluir
  11. As Crônicas de Nárnia merecia o terceiro lugar, pois é, ao lado das obras de Tolkien, a obra que inicia a literatura fantástica no século XX

    ResponderExcluir
  12. Por mim, deveria remover alguns livros dessa lista, ao contrário de "O pequeno principe" devia por as Crônicas de Gelo e Fogo.Mais emfim, a lista ficou ótima e bem regulada
    PS: Para os idiotas que adoram Percy Jakson, o livro pode ter feito sucesso no Brasil e nos EUA, mais pra chegar nos pés destes livros a cima, precisa conquistar o mundo todo, de todos os paises e de todos os leitores, o que Rick Riordan não foi capaz de conquistar. (respeito as escolhas, gosto de PJ, mais ele não pode estar nessa lista)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome começa com L e sou uma garota17 de junho de 2014 às 17:34

      Pra sua informação, Rick Riordan é considerado pelos jovens o segundo maior escritor do mundo por causa de PJ,então fica quieto no seu canto

      Excluir
  13. Eu apoio beatriz,re e o anonimo que postou 5 vezes.Percy jackson e os olimpianos é a melhor série de todos os tempos,heróis do olimpo também afinal todos os livros de rick riordan são ótimos.E para o anonimo que disse que percy jackson não chega aos pés destes outros:ele tem razao.percy jackson não chega aos pés desses livros...ele é um gigante perto de qualquer outro livro.E cronicas de gelo e fogo é uma merda.

    ResponderExcluir
  14. percy jackson não poderia ficar de fora é a melhor serie q eu ja li

    ResponderExcluir
  15. Esta lista está PERFEITA, concordo plenamente ,li praticamente a metade ...
    Incluiria também alguns livros como:

    -MARLEY & EU (Não é necessariamente um livro infanto-juvenil,mas é linda a história de uma família que se forma junto à vida desse simpático e "bagunceiro" Marley...

    -Toda a série Vagalume:Já li muitos e aprovei!
    Indico alguns como: O caso da borboleta atíria
    As aventuras de Xisto , sozinha no mundo ,aventura no império do sol, etc...

    Como eu sou uma " Devoradora de livros " , quando eu ler algum livro que eu goste, volto aqui para indicar...

    PS.: Não entendo como as pessoas lêem livros complexos e escrevem palavras "simples" totalmente erradas!E não é falta de leitura pelo visto , e sim VERGONHA NA CARA !

    ResponderExcluir
  16. Percy com certeza não devia ficar de fora!!!! É SIMPLISMENTE INCRIVEL A SERIE!!! s2 Amo muito

    ResponderExcluir
  17. 1 - Percy Jackson
    2 - Crônicas dos Kane
    3 - Os Heróis do Olimpo
    4 - Eu sou o Número Quatro kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente pois acho que eles deveriam entrar ele são Perfeitos para a categoria infanto-juvenil

      Excluir
  18. Quem concorda com a lista? Eu sim

    ResponderExcluir
  19. Gente o nome da lista é Os 10 melhores livros da literatura infanto - juvenil de todos os tempos - de TODOS OS TEMPOS! Então Percy ainda tem um longo caminho a percorrer para se comparar com os demais.
    Gostei da lista ;)

    ResponderExcluir
  20. Ñ gosto de Harry poter !
    Faltou aí a "Saga Crepúsculo" e "Para Sempre",Para Sempre ñ é infanto juvenil mas é mtoooo bom,recomendo para todos !!

    ResponderExcluir
  21. como blogueiro eu sei que cada blog tem seu jeito ,pois cada blogueiro é de um jeito mas eu acho que nesta lista estão livros muito pouco conhecidos e por isso muito pouco adimirados então queria sugerir a este blogueiro para que ele coloque livros mais atuais como alguns disseram jogos vorazes por exemplo me descupe mas acho que assim este blog não vai pra frente nunca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, se sua inteligência fosse um pouco maior que a de um macaco, teria percebido que esta lista é anterior ao sucesso de Jogos Vorazes. Outra questão é que o título é bem claro, melhores de todos os tempos, e os 10 da lista já são algo concreto. E por fim, pra teu conhecimento, o que não vai pra frente é blogueiro ritibufá que ao invés de cuidar de seu próprio blog, fica falando do dos outros. E outra coisa, vamos muito bem obrigado, e se eu fosse você ficaria calado. Talvez você conheça o Alexa. Compare o que vc chama de blog, com este... ai talvez você veja quem de fato não vai pra frente....

      Umm grande abraço!

      Excluir
  22. ao anonimo babaca que comentou 200 vezes sobre percy jackson: vai procurar o que fazer.
    Até parece que ninguém sabe,que foi a mesma pessoa que comentou,todas as vezes,passando-se por uma pessoa diferente.
    Concerteza é uma criança de 9~10 anos de idade,que só leu percy jackson na vida,e nunca teve o prazer de ler O Hobbit,Harry Potter e outros "clássicos".
    PS:Já li percy jackson e gosto bastante,mas não chega aos pés dos que estão na lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vey, realmente Percy Jackson pode ficar bem atras de HP ou o Hobbit .. mas colocar Narnia e num colocar percy jackson eh brincadeira ..

      Excluir
    2. Moço gosto é gosto .. e é por isso q eu acho q percy jacksn deveria entrar.. afinal a serie é incrivelmente perfeita

      Excluir
  23. Olha é a primeira vez que eu entro nesse blog, mas eu concordo com o Douglas. A lista devia ser atualizada e nela ser posta o nome do livro Jogos Vorazes. Eu achei que foi um dos livros mais envolventes que eu já li. Quando eu comecei a ler ele eu não quis parar mais.

    ResponderExcluir
  24. E a minha lista dos 10 melhores livros é essa.
    1. Todos os livros do Tolkien.
    2. Jogos Vorazes.
    3. Harry Potter.
    4. As cronicas de fogo e gelo.
    5. Percy Jackson.
    6. A serie Godnnes da P.C. Cast.
    7. A saga dos Instrumentos mortais da Cassandra Clare.
    8. A saga Mediadora.
    9. A saga do Cavalo de Troia.
    10. As Cronicas de Narnia.

    ResponderExcluir
  25. Olha é a primeira vez que eu entro nesse blog, mas eu concordo com o Douglas. A lista devia ser atualizada e nela ser posta o nome do livro Jogos Vorazes. Eu achei que foi um dos livros mais envolventes que eu já li. Quando eu comecei a ler ele eu não quis parar mais.

    ResponderExcluir
  26. Cara,os livros q ñ podem faltar aí (com certeza):

    Jogos Vorazes - Suzane collins
    Para Sempre - Alyson Noel
    Crepúsculo - Stephanie Meyer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crepusculo .. kkkkkkkk só pode ser piada !

      Excluir
    2. Cara, os livros da saga crepúsculo são muito bons! Já os filmes não posso dizer o mesmo.

      Excluir
  27. Faltooo Percy Jackson & Os Hérois do Olimpo !!

    ResponderExcluir
  28. faltou ai o percy bosta num tem livro merlhor para c ler do que percy jacson e os olinpianos
    quem concorda me add no msn : alan.tsuna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. só trocaria 'O Pequeno Príncipe' por 'Percy Jackson' e colocaria HARRY POTTER EM PRIMEIRO

    ResponderExcluir
  30. afs para min é percy jakson e os olimpianos e os herois do olimpo(porque é muito emocionante e prende sua atenção é o melhor de todos que ja li para mim)2hobbit(é uma serie legal que involve magia é melhor que harry potter )3harry potter(é emocionante mais não prede sua atençaõ como percy jakson)4o senhor dos aneis e o pequeno principe(o senhor dos aneis porque mistura mitologia com guerra eu adoro e o pequeno principe pq é um livro emocionante não emocionante como percy jackson mais emocionate de um modo diferente é inesplicavel)5as cronicas dos kane (pq eu adoro o egito e sua mitologia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão concordo com a sua lista porém poderia pelo menos melhorar nas palavras né???? Pois escrever inexplicável com s é sacanagem e olha que só tenho 12 ano e acho que tenho um vocabulário maior que o seu.

      P.S :não estou te chamando de burro só estou falando para prestar mais atenção ok? Não fique bravo comigo

      Excluir
  31. Olá Douglas Eralldo, nos da equipe dos Jovens Leitores (www.jovensleitores.com), temos a honrar de lhe informar que estamos usando essa mataria em nosso blog, pois a mesma nós trouxe um grande interesse.

    ResponderExcluir
  32. opinião de uma mestra da literatura...
    1)Senhor dos Anéis.
    2)Crônicas de Nárnia
    3)Harry Potter
    4)Desventuras em Série
    5)Alice no País das Maravilhas
    6)Sítio do Pica Pau Amarelo
    7)Dragões de Eter
    8)O Mágico de Oz

    os outros dois ainda estão para serem publicados.
    ainda nao existem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cronicas de narnia ZzzzZz .. me ajuda aí "mestra" .. HP e Senhor dos anéis em primeiro ai por favor ..

      Excluir
  33. Faltou o Jogos Vorazes, uma trilogia maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo !! amo esses livros.trilogia perfeita !!

      Excluir
  34. parem de postar sobre percy jackson cacet* ele não merece estar nessa lista. Talvez o unico que tenha faltado seja Jogos Vorazes, e ainda TALVEZ.

    ResponderExcluir
  35. Faltou Percy Jackson!!!! Como ele nao está ai? Pelos deuses que absurdo!

    ResponderExcluir
  36. Faltou Percy Jackson!!!! Como ele nao está ai? Pelos deuses que absurdo!

    ResponderExcluir
  37. Adorei a lista, se eu tivesse de mudar seria dois ou três livros que nunca li, mas a posição de todos foi muito bem arquitetada, isso prova que quem escreveu tem autoridade no assunto para listar esses nomes.
    Sobre o que estão citando aí nos comentários... não adicionaria nenhum livro do Rick Riordan, simplesmente porque ele escreveu obras baseadas em antigas fórmulas de escrita de fantasia para os jovens, digo isso tendo lido os livros dele. Não adicionaria também o Jogos Vorazes, pois não os considero como livros simplesmente infanto-juvenis embora sejam classificados com tal, quando li os livros senti uma atmosfera pesada, cheia de infelicidade que domina da primeira a última página, esses distopias são feitas para serem apreciadas e não adoradas, por favor não estraguem os Jogos Vorazes com fanatismo imaturo, vão ler mais, o mundo está cheio de obras lindas, não vamos nos concentrar a apenas uma ou outra obra que está fazendo sucesso na mídia, vamos procurar ser um pouco mais abertos para o novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo.

      Porém poderia-se por coração de tinta-Cornélia Funke se não me engano.

      Excluir
    2. Menos a parte em que vc fala que ele escreveu seus livros a partir de fórmulas antigas

      Excluir
  38. Francamente, Percy Jackson não é e nem de longe será a melhor série. Os três primeiros tem lugares merecidos, pois seus autores se deram ao luxo de criar algo que seja exclusivamente deles e algo digno de se levar a sério sem aquele humor exageradamente sarcástico e aqueles personagens sem núcleo do Riordan. E quem dizer que Carroll é sem lógico é um perfeito insano.
    E apoio o Arthur do comentário acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francamente digo eu né cara, dizer que Rick Riordan não é digno de se levar a sério, comentariozinho infeliz esse seu, dizer que não merece entrar na lista tudo bem, apenas está expressando sua opnião, mas daí dizer que não se pode levar a sério...
      Realmente existem pessoas com um nível de inteligência tão baixo, você diz como se fosse fácil alguém escrever uma série que foi elogiada até pelo New York Times, um dos jornais mais influentes do mundo, será mesmo que não pode se levar a sério? Até concordo em partes com o Arthur que você citou no seu comentário menos na parte que ele diz "baseadas em antigas fórmulas" soa desmerecendo um pouco o Rick Riordan, não é fácil escrever mesmo basiando-se em "antigas fórmulas".

      Excluir
    2. Anonimo dai de cima : me bja kk perfeito seu comentario .. tava pra cortar od dedos do cara q digitou aquilo

      Excluir
    3. Meu nome começa com L e sou uma garota17 de junho de 2014 às 18:09

      Ao primeiro Anony, o tio Rick tem todos as honras. Ele é um professor de história e escreveu uma série que simplismente o levou às alturas. Mas aqui,como assim personagens sem núcleo e humor exageradamente sarcástico? Percy é,em alguns pontos,até melhor que o Harry,como personagem. O Percy é leal,e acredita que até mesmo os piores vilões podem fazer o bem no final. Um exemplo é Luke,um dos principais antagonistas da série. Braço direito de Cronos,o Senhor Titã, Luke deu seu corpo para o titã se hospedar. Sua consciência lutou contra a de Cronos,até que ele,no Olimpo,conseguiu tomar posse de seu corpo por um breve momento. Percy confiou a ele o destino do Olimpo,e Luke,que ia morrer de qualquer jeito,preferiu se sacrificar para salvar o Olimpo e o mundo do que se sacrificar para destruir o Olimpo e o mundo. Outro exemplo é Jápeto,o Titã do Oeste,que caiu no Lete e perdeu suas memórias por completo. Percy o renomeou de Bob e disse que era seu amigo. Alguns anos mais tarde, Percy e Annie,uma das protagonistas da série,caem no Tártaro e,quando estão prestes a sserem comidos,Bob salva eles. Depois, Bob recupera a memória,mas mesmo assim se sacrifica para os dois poderem sair do Tártaro.
      Isso é só um exemplo. Eu li Harry Potter três anos antes de ler Percy Jackson,e era uma Potterhead viciada. Eu achava que PJO era ruim e, quando li, deixei HP para trás.
      Rick Riordan é um excelente escritor,e ele foi às alturas por causa da série que escreveu. E também,todos os tempos? Seria melhor da atualidade,porque assim PJ,THG,entre outras séries poderiam entrar nessa lista. PJ é também um bom guia de mitologia grega. Agora sei de um tanto de coisa que nem sabia.
      Riordan também é um escritor muito troll. Ele faz os leitores acreditarem numa coisa e depois escreve outra completamente diferente. No primeiro livro,todos achavam que Hades quem tinha roubado o raio de Zeus,e ele quem era o deus desleal,mas no final foi Ares.
      Antes de criticar um escritor,primeiro leia a série,veja as críticas profissionais.
      E nenhum personagem do tio Rick é exageradamentes sarcástico(o Leo é uma exceção) e todos eles tem núcleo,todos tem uma história(exceto o Jason,nem sei direito do passado dele),todos fizeram coisas fantásticos.
      Leia antes de criticar,ok?
      E,já que essa lista é de todos os tempos,os livros e séries que estão aí estão muito bem colocados. E PJ ainda não é de todos os tempos,mas está quase lá



      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Gosto é uma coisa bastante pessoal, alguns são parecidos outros não, a reclamação sobre Percy Jackson é bastante válida uma história emocionante que te prende bastante a leitura, The Hobit do Tolkien é sem dúvida uma história maravilhosa porém em alguns momentos é um pouco cansativo de se ler, a Twilight Saga também tem seu valor, vendeu muito apesar de todo preconceito em cima dela (apesar de que na pra mim não devera de estar na lista mesmo), um livro não é feito somente pela história, tem toda uma "magia" na escrita de cada escritor, livro bom é aquele que você lê "com os olhos fechados", que através de pensamentos de leva a lugares sem nem sair de casa, e te leva a fazer isso tudo sem notar que perdeu a hora, e fica esperando cada segundo só pra você voltar de onde parou. O Rick Riordan me fez sentir isso lendo Percy Jackson e os Olimpianos, tanto que li "O ladrão de Raios" em um dia é o restante da série foi em menos de 2 meses, olha que não sou um atoa da vida, eu gostaria de ter lido em menos tempo mais sou estudante de Engenharia em uma universidade federal por isso não tenho tanto tempo sobrando.

    ResponderExcluir
  41. Nossa, nada a ver essa lista, na boa.
    Tipo, melhor lista de todos os tempos com base em quê? Essa lista é com relação a juventude que nasceu no final da década de 90, certeza. Porque na minha adolescência livros como "A Ilha Perdida", "Meu Pé de Laranja Lima" e até mesmo "O Gênio do Crime" são comentados até hoje.
    Realmente, muito controverso elencar uma lista com um título assim. No caso é a lista dos 10 melhores livros na opinião do autor.

    ResponderExcluir
  42. Não conheço todos os livros da lista, mas como o título diz 'os melhores de TODOS OS TEMPOS' imagino que alguns sejam bem antigos mas tenham feito muito sucesso na época. Vale lembrar também que literatura infanto-juvenil atrai adolescentes que estão começando a ler, devem ser livros que conquiste um jovem leitor. Existem muitos livros muito bons como Senhor dos Anéis que fariam qualquer 'iniciante' na leitura sair correndo devido à sua linguagem pesada. A minha lista para este post seria:
    1 - O pequeno príncipe
    2 - As crônicas de Nárnia
    3 - Harry Potter
    4 - O hobbit
    5 - Alice no País das Maravilhas
    6 - Sítio do Pica-pau Amarelo
    7 - O jardim Secreto
    8 - Jogos Vorazes
    9 - As crônicas dos Kane
    10 - Percy Jackson

    Fiz essa lista baseada nos livros que li, levando em consideração ao público ao qual essa literatura é direcionada. Acho que todos deveriam ler o Pequeno Príncipe ao menos uma vez na vida, é um livro que ensina muito, assim como As Crônicas de Nárnia. Harry Potter me ensinou a gostar de ler, e pelo que leio em outros blogs vejo que não fui a única a ser conquistada por essa série e, sinceramente, não gostei da forma como descreveu o livro no post, a impressão que tive foi que desmereceu a autora pelo seu passado. Coloquei O Hobbit em quarto mais por questão de preferência por HP mesmo, mas sei que muitos colocariam-no antes pela forma que Tolkien escreve que é, sem dúvidas, melhor que a escrita de Rowling. Alice no País das Maravilhas, Sítio do Pica-Pau Amarelo e O Jardim Secreto acho que não preciso nem explicar porque estão nessa lista né? São livros fantásticos que merecem essa citação e, apesar dos novos sucessos da literatura infanto-juvenil, não podemos deixar que estes livros sejam esquecidos, os novos leitores dependem de nós para saberem de sua existência e de seu valor. Para o final da lista deixei as series mais recentes que merecem serem citadas, pois, na minha opinião, o fato de uma obra ser nova não desmerece sua qualidade, devemos sim reconhecer o seu valor e sermos gratos por toda essa mídia que está sendo feita, afinal isso incentiva novos leitores e novos autores também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só como nota de roda pé, troquei apenas três livros da lista pelo fato de não conhecê-los e por acreditar que novas obras merecem seu lugar. E alterei a ordem não pela qualidade ou por preferência minha, mas tomando como base o que acho mais voltado para o público em questão (jovens leitores), afinal muitos livros classificados como infanto-juvenil não cabem à essa classificação.
      Coloquei Percy Jackson depois das Cronicas dos Kane (ambos do Rick Riordan) pois achei que houve uma grande evolução na escrita de uma série para outra, quem gosta do autor deveria ler!

      Excluir
    2. Finalmente alguma pessoa sensata por aqui, que entende também a necessidade de livros com uma escrita leve (Percy Jackson, por exemplo) para os apelidados "leitores de primeira viagem". Um livro que recomendaria e seria "Desventuras em Série". Os clássicos aí citados (com destaque em especial para Alice no País das Maravilhas, que inspirou, inclusive, meu nome) devem-se sempre serem lembrados e relidos.

      Excluir
  43. esqueceram jogos vorazes, percy jackson, mas deltora quest e um dos melhores livros que ja li, uma serie que mostra um reino que e tomado pelo mal e tem de ser salvo por tres pessoas que vao a procura de pedras magicas.

    ResponderExcluir
  44. Acho que deveriam acrescentar jogos vorazes-1 e 2(em chamas) alem de Diário de Anne Frank, que guarda uma história linda em suas páginas. ^.^ --- ~.~

    ResponderExcluir
  45. Me pergunto se essas pessoas que questionam a lista já leram algum livro dela. Esses livros mais atuais podem ser bons, mas será que manterão essa popularidade pelas próximas décadas? "O tempo é o juiz mais duro e mais justo." Edgar Quinet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Muitos dos livros atuais são bons, no sentido de serem divertidos, mas não possuem muita coisa além disso. É diferente de outros como " Tom Sawyer" e " Apanhador no campo de centeio". Além de serem uma leitura agradável, possuem um conteúdo que nos faz refletir.

      Excluir
  46. acho que Harry Potter deveria entra em 1° lugar pq e melhor que Hobbit, tanto que até hj os fãs adoram

    ResponderExcluir
  47. Pq vcs n fazem uma lista com as melhores series infanto juvenis ATUAIS?
    Ficaria bem legal e teria pelo menos a maioria das pessoas satisfeitas. Se vcs fizerem,n deixem de incluir Percy Jackson, Jogos Vorazes,Divergente,Instrumentos Mortais...e Harry Potter,claro(n gosto muito.
    Fica a dica para vcs

    ResponderExcluir
  48. eu amoooooooooooooooooooooooooooooooooo jardim secreto livro perfeitoooooooooooo a historia é maravilhosa msm sendo antigo é um dos meus preferidos tenhu pouca idade mas ja li mais de 30 livros

    ResponderExcluir
  49. "Fronteiras do Universo", de Philip Pullman é, na minha opinião, uma série digna de entrar nessa lista. É para um público mais jovem, sim , mas é também uma obra repleta de críticas, com história e personagens envolventes.

    ResponderExcluir
  50. Ebook que ensina crianças sobre finanças

    https://www.amazon.com.br/dp/B0BNR6N9ML?ref_=cm_sw_r_cp_ud_dp_N06M5VQ9TFEKSA1P7PD8

    o menino mais rico do mundo

    na amazon

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem