quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Os 7 maiores detetives da literatura mundial

1. Sherlock Holmes
Criação do britânico Conan Doyle, Holmes, se não o percusor da profissão nas páginas literárias, é sem dúvida é o personagem que popularizou o romance policial. De caráter um tanto arrogante, quanto presunçoso, o detetive sempre soube que "era a ultima bolachinha do pacote", e não tinha crime que não desvendasse.
____________________________________________________


2. Robert Langdon
Sim, ele não era nenhum detetive. Será? Pois a inteligência do professor de iconografia, Robert Langdon, e sua sabedoria o fizeram investigar simbolos secretos, mexer com temida opus dei, e com a maçonaria. Teria Holmes tanta coragem assim? Saberia ele o significado de tantos simbolos? Se Longdon não era especificamente um detetive, fazia as vezes de um
___________________________________________________




3. Hercule Poirot
O extravagante personagem de Agatha Cristhie, o detetive Belga, Hércule Poirot se diferenciou pela astúcia, pelo uso do pensamento, e por sua elegância. A inteligência do detetive particular, é revelada ao seu extremo, inclusive no livro que a morte lhe chega - Cai o pano - levando os leitores a uma solução longe da obviedade.
__________________________________________________


4. Auguste Dupin
Aí esta para muitos o pai dos detetives da literatura mundial. Criação de Edgar Allan Poe, o detetive morador da bela e erótica Paris surgiu pela primeira vez solucionando os mistérios dos assassinatos na Rua Morgue.
__________________________________________________



5. Miss Marple
Sim. Sim, e sim. Agatha Cristhie nos fornece mais um personagem para esta lista. Um senhora, velha, solteirona, que passa depercebida por qualquer um, que podia ser até sua avó. Mas Miss Marple, é bem mais perigosa - para o assassino é claro - e não deixa por menos para qualquer detetive famoso, resolvendo dezenas de assassinatos.
___________________________________________________


6. Comissário Maigret
Personagem do escritor Georges Simenon, participou de 75 novelas, e 28 contos. Preciso dizer mais?
____________________________________________________



7. Léo, Gino, e Ângela
E para encerrar esta lista um trio. Brazuca. Uma merecida lembrança a um dos maiores autores brasileiros, e que povoaram as leituras de geração de 1980, por meio das aventuras da coleção vagalume. Os jovens detetives criados por Marcos Rey se metiam em grandes aventuras como nos livros, um cádaver ouve rádio, e o mistério dos cinco estrelas .
_____________________________________________________
Reações:

26 comentários:

  1. Langdon da frente de Poirot forçou eim?

    ResponderExcluir
  2. Bem, vejamos pelo seguinte ponto de vista. Poirot era muito inteligente, mas seus assassinos, embora espertos, eram apenas assassinos. Agora, Langdon enfrenta conspirações de instituições secretas e muito poderosas. Acho que isso pesou um pouco. Na verdade Poiro sempre deduziu mais os fatos. Já Sherlock, como Langdon possuem significativos conhecimentos, além da própria perspicácia.

    ResponderExcluir
  3. Legal a lista.Mais legal ainda foi fazer menção honrosa ao Marcos Rey e seu trio de detetives brasucas da série vaga-lume,nostalgia pura:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nostalgia???? nossa.... eu li todos os livros de marcos rey ado adolescente ... a serie vaga lume era ( ou ainda e ) demais... adorava ... daí pulei pra sherlock... e .. o meu preferido... hercule poirot... rsrsr muita nostalgia mesmo....srsrsr bem dito..

      Excluir
  4. Langdon da frente de Poirot forçou eim? [2]

    ResponderExcluir
  5. Cara, não precisava ter dito que o Poirot morre no livro.
    Você não sabe como fico feliz quando vejo spoiler em algo que não deveria ter, sem nenhum tipo de aviso.
    Ainda mais quando se trata de um livro policial.

    ResponderExcluir
  6. E Bruce Wayne? ¬¬

    O Batman tem o mesmo título de Holmes... E até onde me agrada Hercule Poirot é melhor que Holmes tb.

    até

    ResponderExcluir
  7. realmente Langdom na frente de Poirot é o dilema deste post! querendo ou não Poirot soluciona casos somente pela perspicácia, sendo totalmente desprovido de força física. O máximo de Poirot foi quando ele desvendou um assassinato ocorrido a 20 anos atrás... E sem forçar a barra, como certos autores fazem (né Dan?). Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou tudo... hercule poirot é o melhor... e acho que sempre sera.....adorei esse de quando ele desvenda um crime antigo.... amei... e gosto tbm da miss marple...ela e show tbm.... depois, e só depois vem sherlock holmes... srsrsrs

      Excluir
  8. Langdon da frente de Poirot forçou eim? [3]

    mas legal a lista. Tem alguns que eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  9. Faltaram Philip Marlowe, de Raymond Chandler e Perry Mason de Erle Stanley Gardner..

    ResponderExcluir
  10. Hercule Poirot e Miss Marple, li todos os livros da Agatha e adoroooooo

    ResponderExcluir
  11. Gostei da lista e dos detetives brasucas. Só achei, também, que depois de Holmes deveria estar Poirot.

    ResponderExcluir
  12. No lugar de langdon era para estar
    Philip Marlowe criado por Raymond chandler.

    Como já disseram langdon não é detetive.

    ResponderExcluir
  13. Robert Langdon?????????????
    Desculpe, mas foi um erro imperdoável.
    Alem de Robert Langdon não ser detetive (ainda q nas exageradíssimas aventuras ele quase faça o papel de um), não tem o carisma e a presença de Poirot, Dupin e Marple.
    Mandou bem em lembrar Marcos Rey, mas mandou muito mal em confundir sucesso comercial de marketing e vendas de Dan Brown com clássico da literatura.

    ResponderExcluir
  14. Depois de Sherlock Holmes (incomparável) deveria estar "L" (Lawliet Ryuuzaki) do Anime 'Death Note'...

    ResponderExcluir
  15. Adorei a lista, principalmente com a menção honrosa ao pessoal do Marcos Rey. Acho que poderia, também, dar uma brecha para Os Karas do Pedro Bandeira (A droga da obediência e A droga do amor, entre outros).
    Agora, colocar o Langdon na frente do Poirot é complicado mesmo, principalmente, pq (alguém respondeu isso) vários dos crimes elucidados pelo detetive belga não foram assassinatos e sim roubos, suicídios, problemas internacionais etc.
    Bjs
    Érika dos Anjos
    http://www.oquartoelemento.com.br

    ResponderExcluir
  16. Sim, os Karas! Muito bom! Os do Marcos Rey também são bons, mas eu prefiro o Sherlock. Ele me ensinou muita coisa na infância, hoje me considero uma ótima detetive! Por isso não me escondam nada, pois eu vou descobrir! rsrsr
    Já os outros não chegam nem aos pés! O do Dam Brown cheira a fralda! Os da Agatha eram bons, mas chatos, não tinham a frieza e o charme do SH.

    ResponderExcluir
  17. SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO
    www.ibfes.com.br
    ibfes2010@hotmail.com
    (21)3474-3038 e 9313-6568
    http://cidaderiodejaneiro.olx.com.br/instituto-belmonte-de-formacao-especial-ibfes-iid-129501914

    ResponderExcluir
  18. Ter RObert Langdon como segundo e não constar o Padre Brown na lista...
    Com todo respeito, falta leitura.

    ResponderExcluir
  19. Os Karas de Pedro Bandeira são ótimos!!!!

    ResponderExcluir
  20. Langdon na frente de Dupin? Que eu saiba o Dupin serviu de inspiração para o Sherlock Holmes (isso estou sendo bonzinho, pois para mim, o Holmes é a maior cópia que eu já vi de Dupin, copiou tudo, até copiou a narração feita pelo companheiro de Dupin, assim originando Watson) Sinceramente Langdon é bom, já li Anjos e Demônios, O Simbolo Perdido, e o Código Da Vinci, mas se compararmos ele em questão de analise e pensamento rápido, vemos claramente que Langdon fica atrás de Dupin, que para mim colocaria em primeiro lugar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ñ sei de que Sherlock Homens vc está falando, mais oque eu conheço ñ tem nada haver com Dupin, mais se vc leu Um estudo em vermelho vc teria a prova.

      Excluir
  21. A pessoa que fez essa lista não tem noção do que escreveu. Holmes não teria coragem de enfrentar a Opus Dei? Por pouco ele não enfrentou o KKK, ele enfrentou coisas mais tensas que Opus Dei, ele já se colocou no meio de guerras entre países...

    Fora que desvendar enigmas secretos é a especialidade dele.

    ResponderExcluir
  22. Bem legal a lista!
    Tinha vários que eu não conhecia tb...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...